Florianópolis - SC - Brasil
Centro: +55 (48) 3228-2285 | Cachoeira do Bom Jesus: +55 (48) 3215-0200

Participantes

Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação

O Participante

É  como  Participante que tudo se inicia. Algumas pessoas iniciam com contribuições, auxiliando o próximo com seus próprios recursos, outras vão iniciando o conhecimento do espiritismo como curiosidade, e outros procuram ajuda Espiritual na casa, se tornam participantes nos estudos e cursos ,  muitos se transformam de Participantes em Colaboradores, outros se tornam Voluntários, dos quais alguns chegam a Administração da Instituição.

Casa Espírita

A Casa Espírita, célula básica do Movimento Espírita, segundo o Espírito Djalma Montenegro de Farias “(…) um colo de mãe narrando a verdade atraente e bela ao filho querido” (FRANCO, 1989, p. 100) participa ativamente na aprendizagem e renovação, colaborando na transformação da Humanidade.

Mas, para que cumpra esses elevados objetivos, é necessário que se torne um local de estudo sério e metódico da Doutrina Espírita, envolvendo os trabalhadores e demais frequentadores, com “afabilidade e doçura” de que nos fala o Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IX, item 6 (KARDEC, 2004. p. 201).

Participante Colaborador

Devemos lembrar que os participantes são Espíritos, com tendências inatas e que já desenvolveram certos aspectos de sua personalidade .

Emmanuel, destacando a importância da emoção e pensamento afirma que: Em todos os domínios do Universo vibra, pois a influência recíproca.

E com o participante não poderia ser diferente, pois assim que se engaja nos esclarecimentos, não raro os que buscam auxiliar a casa com serviços voluntários, tornando-se colaborador inicial, mais tarde colaborador dedicado até se tornar em voluntário definitivo na área que lhe é simpática, e destes se revelam com frequência os que dirigem a Instituição