Lar dos Idosos Irmão Erasto
Conta com uma estrutura de hospedagem, alimentação, saúde, cultura e lazer.
São 57 idosos residentes, vindos de famílias carentes (57%), por causa de conflitos (8%), abandono (5%), sem família (21%) ou por conta própria (10%).
Cerca de 80% recebem visitas regulares dos familiares. Na maior parte dos casos, eles são encaminhados pelas famílias (68%) ou pela rede de apoio (Ministério Público, Gerência de Alta Complexidade etc.) Os homens (56%) são a maioria dos abrigados. Do total, 63% são alfabetizados. Cerca de 80% recebem até um salário-mínimo e o restante entre um e dois salários, referentes a aposentadoria (55%), pensão (9%) e outros benefícios (35%).
Os moradores contam com um conjunto de atendimentos de saúde, como: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O serviço de enfermaria inclui uma ala com equipamentos hospitalares e serviço de ambulância 24 horas.
A instituição oferece ainda uma série de terapias complementares, como acupuntura, reiki, aromoterapia, fitoterapia, hidroterapia, massagens, além de ginástica, caminhada, alongamento etc.
Os idosos também são envolvidos em várias atividades culturais, de lazer e socialização.
Quer visitar o Lar dos Idosos?
O horário é de segunda a domingo das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h.
(agendamento pelo fone: (48) 3215.0200)
Histórico
No dia 22 de setembro de 1957, ano seguinte à fundação da Serte, foi inaugurado o “Ranchinho da Subsede”, um centro espírita na Cachoeira do Bom Jesus.
Naquela casa de madeira, de apenas 54 metros quadrados, também operavam um precário ambulatório médico e uma farmácia com medicamentos básicos (xaropes, fortificantes, materiais para curativos etc.). O “ranchinho” ficava anexo ao casarão onde nasceu o fundador Leonel Pereira, o Nelito.
Ao passar defronte a um terreno, na Cachoeira do Bom Jesus, Nelito teve a mesma visão por três vezes: um chalé comprido e, na janela, viu idosos acenando para ele. Então, adquiriu aquele terreno próximo à praia e transferiu o “ranchinho”.
Logo iniciaram as obras. O terreno pantanoso exigiu aterro e, para a construção do prédio, foi montada uma olaria própria. Neste ínterim, Nelito adquiriu vários terrenos de posses até chegar a uma fonte, de onde foi encanada a água para a instituição e os vizinhos.
Enfim, em 1967, o Lar dos Idosos Irmão Erasto foi inaugurado, abrigando, inicialmente, 20 idosos a partir de 20 de maio daquele ano.
Em 1982 foi concluída a nova ala de dormitórios.