Compartilhe:

Livro conta a história dos 60 anos da Serte

Livro conta a história dos 60 anos da Serte, o maior projeto solidário de Santa Catarina

Lançamento de Nelito e as rosas rubras será dia 31/8, na Assembleia Legislativa

Como o sonho de um grande e inédito projeto solidário tornou-se realidade e, hoje, 60 anos depois, é referência em Santa Catarina e no Brasil? Essa é a história contada em Nelito e as rosas rubras, que relata o início da fundação da Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte) e suas importantes obras sociais.

O livro, organizado por Lenir Wolter, com texto e pesquisa da escritora Norma Bruno, narra a determinação de um empresário arrojado, que largou um negócio bem sucedido para dedicar-se a um grande desafio: a fundação e manutenção de um lar para velhinhos na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis.

Para Lenir, voluntária há mais de 50 anos, “o livro é uma homenagem a Nelito, sua família e a todos os funcionários e voluntários que ajudaram e ajudam a manter vivo esse sonho”.

“Não se trata de um livro de cunho doutrinário, mas do registro do grandioso sonho de um homem entretido, como todos nós, com os seus desafios cotidianos, casa, negócios, educação dos filhos, e que, junto com a esposa e seus amigos, construiu uma obra humanitária extraordinária em Florianópolis. Literalmente tijolo a tijolo. A trajetória da Serte faz parte da memória de Florianópolis e, certamente, colaborou para o desenvolvimento da cidade”, diz Norma Bruno, cronista graduada em História.

Foram ouvidos os familiares e os antigos amigos de Nelito, voluntários e ex-funcionários que o ajudaram a erguer o que tem sido o porto seguro de pessoas socialmente vulneráveis desde 1967, época em que Florianópolis era totalmente carente de estruturas de acolhimento social. Também foram ouvidas pessoas beneficiárias das ações da instituição, como a menina da Cachoeira do Bom Jesus, que se tornou parteira e cujas mãos realizaram mais de 2.800 partos na Maternidade Irmã Liz, que funcionou na Serte no início da década de 1970.

Hoje, além dos 56 idosos que abriga no Lar Irmão Erasto, a Serte também acolhe 186 crianças no Educandário Lar de Jesus, em regime de tempo integral, e aquelas encaminhadas pelo Conselho Tutelar, que recebem assistência enquanto aguardam pela adoção ou o retorno ao convívio familiar. Nesse conglomerado de amor, há mais de 300 voluntários registrados e 200 sócios efetivos que, juntos, mantêm vivas as atividades.

NELITO_convite

O que: lançamento do livro Nelito e as rosas rubras, pela Editora Papa-Livro.

Quando: dia 31 de agosto, às 19h, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

Quanto: entrada franca. Os livros serão vendidos a R$ 35,00. Os direitos autorais da obra foram doados à Serte.

 

Post Populares

Receba notícias da Serte