Compartilhe:

PROJETO “AS CORES DA IDADE” TEVE ENCERRAMENTO DIA 1º/5

As cores da idade
*Tânia Porto – abril/2017.

Com o objetivo de levar um pouco de arte aos idosos, há cerca de quase três anos, realizamos aulas de pintura na Serte, em sua seda localizada em Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis/SC, contribuindo para que eles se descontraíssem.

WhatsApp Image 2017-05-01 at 20.41.41

A arte trouxe um pouco mais de alegria no viver, distanciado os problemas existenciais momentaneamente para dar lugar, na vida dos idosos, a momentos lúdicos e agradáveis, compartilhados com o outro no processo individual de pintar.

Nas aulas, nossos aprendizes foram chegando aos poucos, devagarinho, meio indecisos ou mesmo inseguros quanto à proposta oferecida. Alguns ainda se mostraram desconfiados sobre a própria capacidade e sobre o processo como um todo.

WhatsApp Image 2017-05-01 at 20.41.34

À medida que começaram a pintar, brincando, foram experimentando as cores, os pincéis, cartolinas e telas. As barreiras foram, assim, diminuindo, os sorrisos apareceram e mais e mais alunos foram se juntando ao grupo. Muitas vezes, houve dificuldade na condução de uma atividade por conta da demanda tão intensa.

Em alguns meses, percebeu-se que, por trás da pintura, quando muitas vezes diziam não saber o que fazer, estava presente uma grande necessidade de atenção, de ser ouvido, de receber carinho, afeto e, claro, o reconhecimento pela capacidade que ia sendo apresentada.

WhatsApp Image 2017-05-01 at 20.37.52

O sorriso e a estupefação diante dos trabalhos produzidos, lindamente finalizados com molduras e expostos na Serte, foram registros de grande alegria.

Através da Arte, manifestaram-se muitas emoções, evidenciaram-se carências, compartilharam-se alegrias, acalentaram-se tristezas e superaram-se muitas dificuldades.

WhatsApp Image 2017-05-01 at 20.37.51

Em fevereiro de 2016, tivemos uma matéria publicada sobre o projeto através da rede SBT de televisão. O vídeo, que conta mais um pouco dessa linda história de amor, doação, caridade e superação, pode ser visto no link: “Joan Miró e os idosos da SERTE”.

Nossa gratidão a todos os envolvidos e engajados neste lindo projeto, que encerra a sua primeira temporada.

À Professora Tânia Porto, nossa gratidão por tanto amor que nos foi dedicado ao longo desses quase três anos!

O encerramento das atividades estava programado para fevereiro, quando aconteceria uma exposição na Câmara de Vereadores de Florianópolis, mas a data foi cancelada pelo local.

Assim, na segunda-feira, dia 1º/5/2017, no Lar dos Idosos Irmão Erasto , as obras foram expostas para moradores e trabalhadores da Serte.

Hoje, as telas se encontram na sede da Serte, na Cachoeira do Bom Jesus. Quem se interessar em adquirir, deve entrar em contato pelo telefone (48) 3215-0200.

Post Populares

Receba notícias da Serte