Pró-Cultura:

O PRO CULTURA SERTE tem como objetivo principal promover e divulgar conteúdos e práticas artístico/culturais que expressem e estimulem aptidões e deem visibilidade aos talentos individuais e coletivos da sociedade, como parte integrante do seu compromisso com o desenvolvimento humanístico e social no ambiente em que se insere.

Eixos culturais:

Literatura

Artes Visuais

Fotografia

Talentos Artísticos Culturais

Pinacoteca

Biblioteca

Videoteca

Passeios Culturais Transcendentais

Literatura

Investir na cultura é pensar no amanhã de uma sociedade no compartilhamento de princípios elevados da vida de todos e de cada um. Pensando nisso, a SERTE criou um prêmio nacional voltado à arte literária, com o objetivo de valorizar, incentivar, apoiar e promover a produção literária premiando o escritor espírita brasileiro.

O projeto nasce comprometido com a difusão do livro espírita, fomentando o gosto pela leitura e pela escrita, respeitando e valorizando a diversidade cultural de um país tão rico na composição étnica, crenças e saberes de seu povo, bem como a diferença de pensamento.

O Prêmio Nacional de Literatura Espírita – SERTE (2022) destina-se a diferenciar, bi-anualmente, uma obra em português, editada no Brasil, de autor nascido e/ou naturalizado brasileiro, com residência permanente no território nacional.

Mais informações em breve.

Artes Visuais

Primeiro Salão Nacional SERTE de Artes Visuais Transcendentais – 2023

Esse projeto visa apresentar à sociedade a diversidade da atual produção nacional de arte transcendental (que transcende ao ser, ligado às esferas naturais e divinas, à Deus) divulgando o trabalho dos artistas e estimulando a reflexão sobre temas atuais da área.

Haverá uma exposição aberta à visitação pública, com as obras dos artistas premiados. As obras expostas serão selecionadas através de edital público.

Mais informações em breve.

Música

Dentre as maneiras de se estimular a melhora na produtividade de funcionários/colaboradores de uma empresa, pode-se destacar o investimento em qualidade de vida, atividades artístico-criativas e formas diversificadas de promoção de sociabilidade.

Há mais de 40 anos, empresas de diversos setores em todo território nacional tem identificado no canto coral o elemento agregador de todas as formas supracitadas de um bom investimento com excelente custo-benefício.

Pensando nisso, foi criado o Coral da SERTE. Os ensaios já estão ocorrendo e em breve teremos nossa primeira apresentação.

Fotografia

Outro projeto cultural é a EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DOS COLABORADORES DA SERTE, que terá como critérios a sensibilidade artística, o acolhimento e aconchego, a paz e harmonia no ambiente de espera, a beleza e a elevação.

Talentos Artísticos Culturais

Projeto Descobrindo Talentos SERTE – 2022
Todo dia um pequeno exército de colaboradores da SERTE realiza suas atividades. Eles são responsáveis por colocar em prática as diretrizes e ações planejadas pelos dirigentes, em benefício da sociedade e em prol do crescimento da instituição em sua tarefa missionária. São o CAPITAL HUMANO E ESPIRITUAL.

Mas quem são essas pessoas? O que faz o coração delas bater? O que elas buscam no final do expediente? O que as completam como seres humanos? Quais as suas paixões individuais e pessoais? Quais os seus talentos? O conhecimento de parte desses anseios e realidades hoje se tornou aliado das organizações, que já descobriram a importância do bem-estar de seus colaboradores para o estar bem na sua MISSÃO.

Pensando nisso, a SERTE lança o projeto Descobrindo Talentos, nas modalidades Música (Voz e/ou instrumento), Conto e Poesia, Dança, Fotografia, Interpretação, Pintura, Escultura e Aptidões na Instituição. No final do ano, teremos o Show de Talentos SERTE.

Pinacoteca

Montagem da pinacoteca da SERTE com os quadros resultantes do Salão de Artes Visuais Transcendentais e os existentes na instituição.

Biblioteca

Acrescentando o material literário resultante do “Prêmio Literário SERTE”.

Videoteca

Reunir todo material histórico (em vídeo) e os resultantes do Projeto ProCultura SERTE.

Passeios Culturais Transcendentais

Os Passeios Culturais Transcendentais SERTE são caminhadas programadas mensalmente, em locais e trajetos naturais (parques, praças, locais de paz, harmonia e acolhimento), orientadas por um guia definido para cada passeio, o qual desenvolverá (durante a caminhada e com paradas estratégicas) a apresentação de um mentor espiritual (sua vida, seu trabalho, seus ensinamentos etc).